terça-feira, 15 de junho de 2010

Copa do Mundo 2010

Em junho teremos mais motivos para celebrar do que somente as festas juninas... Começa no dia 11, na África do Sul, a Copa do Mundo 2010, o maior evento futebolístico de todo o planeta. A Atrevidinha separou uma série de curiosidades superbacanas para você ficar descolada, mandar ver nas rodinhas de discussão e torcer! Agora é só tirar a camiseta verde e amarela do armário e ter a cornetinha animada a postos para comemorar gol a gol com a nossa querida seleção.

A primeirona

A primeira Copa do Mundo foi realizada em julho de 1930, quando 13 equipes bateram um bolão nos estádios do Uruguai, país escolhido para sediar o evento por ser o campeão olímpico na época. O primeiríssimo jogo da Copa foi entre a França e o México, e quem levou a melhor foi o time europeu que fez 4 gols contra 1 dos mexicanos. Mas quem levantou a taça - uma estátua dourada de quatro quilos e 30 cm de altura - foi a própria seleção do Uruguai, vencendo a Argentina por 4 a 2 na final.

Diamante negro

Realizada na França, a Copa de 1938 foi um marco para o brasileiro Leônidas da Silva, também conhecido como o "Diamante Negro". O jogador foi o artilheiro do torneio com sete gols. Uma de suas artimanhas em campo foi durante a vitória do Brasil por 6 a 1 contra a Polônia, marcando um gol sem a chuteira, descalço! Negro e de origem humilde, Leônidas ficou conhecido por difundir a jogada de "bicicleta". E, apesar do Brasil ter ficado em terceiro lugar no torneio, ele se transformou em herói nacional. Anos mais tarde, a Lacta o homenageou, criando o chocolate "Diamante negro".

Muito tempo depois...

Por causa da Segunda Guerra Mundial não rolou nenhuma Copa do Mundo por 12 anos. Também, nem tinha clima, né? Quer saber por onde ficou a taça enquanto não tinha Copa? Escondida em uma caixa de sapatos debaixo da cama do italiano Ottorino Barassi, vice-presidente da Fifa na época! O evento só voltou à ativa em 1950 e foi sediado no Brasil. Foi por causa disso que o maior estádio de futebol do planeta, conhecido como Maracanã, foi construído. Uma pena que as 173.830 mil pessoas que compareceram ao estádio no dia 16 de julho não tiveram a alegria de comemorar nosso primeiro título mundial. Perdemos por 2 a 1 para o Uruguai.

Camisa verde e amarela

A Copa de 1954 ficou marcada na história por inaugurar um de nossos maiores símbolos nacionais, a camisa verde e amarela. Criado um ano antes pelo escritor gaúcho Aldyr Garcia Schlee, o uniforme venceu 201 candidatos em um concurso promovido pelo jornal carioca Correio da Manhã, para a escolha da nova roupa da seleção. Até então, o Brasil se vestia de branco: camisas, calções e meias, com detalhes azuis no punho e na gola. A ideia de mudar o uniforme veio após a derrota histórica para o Uruguai no Maracanã. E dá pra crer que Schlee é um torcedor da seleção do Uruguai? É que ele foi criado em uma cidade muito próxima da fronteira.

Até que enfim!

Foi na Suécia, em 1958, que nossa seleção conquistou o primeiro mundial, goleando a anfitriã por 5 a 2 na final. Um dos responsáveis por balançar a rede duas vezes foi o brasileiro Edson Arantes do Nascimento, o Pelé. Com apenas 17 anos, Pelé ganhou o Prêmio de Melhor Jogador Jovem e ficou em segundo lugar no Chuteira de Ouro. Essa foi a primeira vez que a Copa do Mundo da Fifa recebeu cobertura televisiva internacional.


Vai Brasil


É bicampeão

Se Pelé foi a grande estrela na conquista do primeiro mundial, na Copa 1962 foi a vez de Garrincha brilhar nos estádios do Chile, ajudando a seleção a conquistar o bicampeonato. Com apenas 25 anos, ele foi descrito pelo jornal francês L'Equipe como "o ponta-direita mais extraordinário que o futebol já conheceu". Uma das cenas inesquecíveis de Garrincha foi quando um cachorro entrou em campo de repente, com a bola correndo. Ao tentar pegar o mascote, Garrincha levou vários dribles do dog!

Futebol em cores.

Pela primeira vez na história, em 1970, a Copa foi transmitida em cores para o mundo todo. Assim dava pra ver melhor os cartões vermelhos e amarelos, que começaram a ser usados nessa época. O ano marcou também a conquista do tricampeonato brasileiro, com a nossa seleção vencendo a Itália por 4 a 1. A conquista do título deu ao Brasil o direito de ficar com a Taça para sempre, pois só quem vence três vezes tem o direito de levar de vez o prêmio para seu país.

Animal bom de bola

Na Copa de 1966, o grande herói se chamava Pickles. E engana-se quem pensa que ele foi um dos artilheiros ou o melhor jogador em campo. É que a Taça, que estava exposta em Londres, foi roubada e Pickles, um simpático cãozinho, encontrou-a no meio dos arbustos de um jardim da capital londrina. Já pensou? E falando em animais fofos, outro grande herói do evento foi o leãozinho Willie, pois foi o primeiro mascote da história da Copa do Mundo da Fifa.

Jogo limpo

Em 1982, apesar de o Brasil ter entrado em campo com a melhor seleção verde e amarela depois de 1970, foi a Itália que comemorou a conquista do título, atingindo o tricampeonato mundial. Realizada na Espanha, a 12ª Copa do Mundo da Fifa foi a última a ter uma bola totalmente de couro e iniciou uma nova era ao contar com 24 seleções, em vez de 16. Também teve um novo formato, com três fases distintas. O ano foi ainda marcado por ter sido a primeira vez que o Brasil conquistou o Troféu Fair Play da Fifa, concedido ao time com a melhor representação do jogo limpo, façanha repetida mais três vezes: em 1986, 1994 e 2006.

O Tetra e o Penta são nossos

Nossa quarta conquista do mundial da Fifa, realizado nos Estados Unidos em 1994, ficou marcada por uma dupla dinâmica no ataque da seleção: Romário e Bebeto. E você imagina quem estava no banco de reservas? Ronaldo, com apenas 17 anos! Mas se em 94 o craque pouco contribuiu para a conquista do tetra, na Coreia do Sul e no Japão ele foi a estrela no campo na conquista do penta. O fenômeno balançou duas vezes a rede da Alemanha na final do campeonato, no dia 30 junho de 2002, levando a "Chuteira de Ouro", com oito gloriosos gols. Com o pentacampeonato, o Brasil manteve o seu extraordinário recorde de ter conquistado a Copa do Mundo da Fifa em todos os continentes que sediaram o evento.


Créditos: Revista Atrevidinha

Nenhum comentário:

Postar um comentário